Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de materiais com potencial reciclável como papel, plástico, vidro e alumínio, por exemplo, a 21ª edição do Ibitipoca Blues seguirá implantando ações do projeto Lixo Zero durante todo o evento. O objetivo é conscientizar as pessoas, sejam elas turistas e moradores da vila, sobre a separação correta do lixo, estimulando atitudes mais sustentáveis e de preservação da natureza.
Para que possamos viabilizar que estas atividade aconteçam de forma permanente, estamos lançando a campanha “Ibitipoca Blues Lixo Zero: apoie essa ideia!”. Fazendo uma doação de R$ 10, você tem acesso a um e-book exclusivo sobre sustentabilidade na prática, repleto de dicas e experiências. Para participar, clique aqui!
Conforme explica a produtora do Ibitipoca Blues, Flávia Oliveira, o Lixo Zero é um projeto existente desde de 2016 e, desde então, já tem conseguido mudar o olhar dos usuários sobre o lixo. “Nesses 20 anos de festival, já instalamos pontos de recolhimento destes materiais e realizamos oficinas sobre reaproveitamento com a comunidade e crianças. No ano passado, 2022, por exemplo, foi recolhida uma quantidade expressiva de materiais recicláveis, que foi encaminhada à Usina de Triagem e Compostagem de Lima Duarte. Para este ano, queremos continuar recolhendo esse lixo e encaminhando-o para a usina”, destaca.
Outra ação, segundo Flávia, é o lançamento de uma cartilha sobre sustentabilidade para ser distribuída nos dias de evento junto com sacos de lixo para que os visitantes possam fazer a separação nos locais em que ficarão hospedados. Somada a esta ação, caçambas para o recolhimento do lixo reciclável serão novamente dispostas por toda a vila e um estande com profissionais da área ambiental estará funcionando durante o festival reforçando sobre essas atitudes.
Duas noites mágicas para fãs de blues
O Ibitipoca Blues de 2023 está marcado para os dias 25 e 26 de agosto, na área de camping do Ibitilua. Serão duas noites mágicas com 10 atrações nacionais e internacionais, além de atividades diurnas voltadas para pessoas de todas as idades.
Neste ano, o festival traz grandes nomes do blues e atrações novas, formadas por músicos da região, como Afrodite e Hugo Schettino Blues Trio, além da banda carioca, B2 Regional, que é um blues de roça. Entre as atrações internacionais já confirmadas estão James “Boogaloo” Bolden e Rodica. Do circuito nacional, figuram no festival Blues Etílicos, Mamooth Band, Nanda Moura, Fred Sunwalk, The Headcutters e Blues Box Street Band.
Com 24 anos de existência, o Ibitipoca Blues é o festival mais antigo do segmento e segue atraindo uma multidão de pessoas que vêm de diversas partes do país para curtir a música e a beleza natural de Ibitipoca. Os ingressos já estão disponíveis no site Unitiket.